Exames de Bolsonaro indicam resíduos de infecções pulmonares, esofagite e gastrite, diz boletim médico

CEO Diário Estratégico
0

Brasília — Um novo boletim médico divulgado nesta sexta-feira, 16 de agosto de 2025, informa que exames realizados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro apontam a presença de “imagem residual de duas infecções pulmonares recentes possivelmente relacionadas a episódios de broncoaspiração”, além de quadro de esofagite e gastrite.




O documento, emitido pelo Hospital DF Star, em Brasília, aponta ainda a existência de esofagite e gastrite, sinais de lesão inflamatória na mucosa digestiva, corroborada por exames digestivos anteriores  .



Contexto clínico



  • As infecções pulmonares residuais podem ser decorrentes de episódios de broncoaspiração — condição em que conteúdo gástrico ou da orofaringe é aspirado pelos pulmões, o que ocasiona inflamação ou infecção nos pulmões.
  • A esofagite intensa, com erosões mucosas, e a gastrite moderada já haviam sido detectadas durante uma endoscopia realizada em 2 de julho de 2025. O exame indicou “intensa esofagite com processo inflamatório, erosões da mucosa esofágica e gastrite moderada”  .



O boletim recomendou intensificação do tratamento medicamentoso, além de adoção de repouso domiciliar, dieta controlada e moderação na fala — medidas já adotadas anteriormente no tratamento  .



Histórico



Em junho, Bolsonaro apresentou quadro de pneumonia viral, seguido de crises de soluços, vômitos e dificuldades na fala — sintomas que motivaram internação e cancelamento de agendas públicas  . Desde então, o tratamento incluiu antibióticos, dieta regrada e recomendações médicas para repouso absoluto durante o mês de julho  .


Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais
Accept !