Levantamento aponta que conglomerado da família Marinho recebeu 25,6% de toda a verba de publicidade da administração direta federal desde o início do terceiro mandato do presidente.
O Grupo Globo recebeu R$ 267 milhões em verbas de publicidade da administração direta do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nos primeiros três anos e meio do atual mandato. Os dados foram divulgados pelo Poder360 com base em informações oficiais do Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal (Sicom). Segundo o levantamento, o valor representa 25,6% de todo o montante destinado à publicidade institucional desde janeiro de 2023. (Poder360)
Os números consideram campanhas publicitárias contratadas pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), ministérios e demais órgãos da administração direta. O levantamento não inclui empresas estatais, como Petrobras, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Correios, que possuem orçamentos próprios para publicidade. (Poder360)
De acordo com a publicação, o Grupo Globo lidera o ranking de veículos que mais receberam recursos publicitários da administração federal no período analisado. A distribuição das verbas leva em conta critérios definidos pelo governo, como alcance de público, audiência, perfil da campanha e planejamento de mídia.
O tema da distribuição de verbas publicitárias costuma gerar debates políticos, especialmente em relação aos critérios utilizados para a contratação de espaços publicitários em diferentes veículos de comunicação. O governo afirma que as campanhas seguem critérios técnicos estabelecidos pelos órgãos responsáveis, enquanto críticos defendem maior transparência e fiscalização sobre a destinação desses recursos públicos. (Poder360)

