Buenos Aires / Brasília – 21 de agosto de 2025 – O governo da Argentina informou nesta quarta-feira (20) que não recebeu qualquer pedido formal de asilo político do ex-presidente do Brasil Jair Messias Bolsonaro. A negativa foi registrada por fontes da Casa Rosada, consultadas pela CNN Brasil .
Entretanto, conforme divulgado no mesmo dia, a Polícia Federal do Brasil incluiu no relatório final ao Supremo Tribunal Federal (STF) um esboço de pedido de asilo que teria sido redigido e salvo no celular de Bolsonaro em fevereiro de 2024, pouco depois da apreensão de seu passaporte . O documento em questão, escrito em primeira pessoa e sem assinatura, justificava o pedido apontando “perseguição política”, risco de prisão iminente e necessidade de “regime de urgência” para sua proteção .
Apesar do conteúdo encontrado, fontes argentinas confirmaram que não há registro ou tramitação formal do pedido junto ao governo de Javier Milei .
O caso integra o processo em que Bolsonaro e seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro, foram indiciados pela PF por obstrução de Justiça e tentativa de influenciar o andamento das investigações sobre a suposta tentativa de golpe de Estado de 2022. A defesa terá 48 horas, conforme determinação do ministro Alexandre de Moraes, para se manifestar sobre o descumprimento de medidas cautelares, o que inclui eventuais tentativas de fugir do país .

