PT forma ‘força-tarefa’ para intensificar reação contra a direita nas redes sociais

CEO Diário Estratégico
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Partido faz reunião com Sidônio para debater estratégias digitais


Fotos retiradas da internet


Na noite desta quinta-feira (22), o Partido dos Trabalhadores (PT) realizará uma reunião virtual para discutir estratégias digitais de enfrentamento ao que, com frequência, chamam de fake news. Convocada pela presidente da legenda, deputada Gleisi Hoffmann (PR), a reunião contará com a participação de Sidônio Palmeira, novo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), além de congressistas, assessores e dirigentes do partido.


O evento acontece em um momento crítico de reavaliação da comunicação do governo federal, especialmente após a crise envolvendo o Pix. Na semana passada, após o vídeo do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) viralizar, acusando o governo de adotar uma medida fiscal persecutória, o Planalto, sob intensa pressão nas redes sociais, recuou ao revogar uma medida da Receita Federal que ampliava o monitoramento de transações financeiras, incluindo o Pix. O governo também enviou uma Medida Provisória (MP) ao Congresso para garantir a gratuidade e o sigilo do meio de pagamento.


A reunião ocorre após uma série de críticas do presidente Lula à condução da comunicação do governo. Desde o começo de 2024, Lula tem demonstrado insatisfação com os resultados da área, intensificando as críticas no final de 2023. Durante um seminário do PT em 6 de dezembro, o presidente reconheceu erros estratégicos e afirmou que mudanças seriam necessárias. Para membros do partido, essa declaração foi vista como uma espécie de “demissão pública” do então ministro Paulo Pimenta.


O objetivo da reunião virtual é alinhar as ações do partido e do governo nas redes sociais. “Essa é uma nova linguagem e temos que nos adaptar”, afirmou Jilmar Tatto, secretário de comunicação do PT e organizador do evento, à CNN.


Tatto também destacou a importância de conectar a estratégia digital do partido à agenda do Planalto, citando como exemplo o sucesso de iniciativas nas redes sociais, como o vídeo da deputada Erika Hilton (PSOL-SP). Ele também mencionou o trabalho de Lindbergh Farias (PT-RJ) e Gleisi Hoffmann nas redes sociais como referências para o partido.


Na primeira reunião ministerial do ano, na segunda-feira (20), Sidônio Palmeira afirmou que todos os seus colegas precisariam adotar uma estratégia ofensiva, implementando uma “central de monitoramento das redes sociais” para dar respostas rápidas a questões que afetam o governo.


Essa é mais uma tentativa da esquerda de “sair das cordas” – em analogia ao boxe – e evitar ser “nocauteada” novamente nas redes sociais

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